Home / Avaliação geral da implementação da Ação / Objetivos da Ação
 
 

Objetivos da Ação

     
     

     

    1.     Objetivos gerais

    O objetivo geral da ação é “promover o manejo florestal sustentável das florestas do Estado do Amazonas, por meio da produção e comercialização de madeira oriunda dos planos de manejo florestal comunitários e individuais em pequena escala”.

    A ação visa “complementar a estratégia da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (SDS), por meio do empoderamento das comunidades tradicionais e pequenos extratores dentro da cadeia produtiva da madeira. Estruturada em torno de três eixos (o controle da cadeia da madeira, a difusão de técnicas de produção e o fortalecimento institucional dos extratores tradicionais, a comercialização de produtos florestais (principalmente madeireiros), a Ação deve promover uma nova relação “Estado / populações tradicionais” em torno do manejo florestal, consolidada e o suficientemente viável para se tornar uma alternativa frente às dinâmicas predatórias observadas no Estado vizinho do Pará”.

     

     
    2.     Objetivos específicos

    O projeto tem dois objetivos específicos:

    §      Objetivo específico 1:    Fortalecer e extender as experiências existentes de manejo florestal comunitário (MFC) e de manejo florestal em pequena escala (MFSPE) no Estado do Amazonas

    §      Objetivo específico 2:    Aprimorar as políticas públicas do Estado em torno ao manejo florestal sustentável, à comercializacao da madeira manejada, e ao controle da exploração florestal

     
     
    3.     Indicadores de resultados esperados

    Os indicadores de resultados esperados são:

    §      A nível da difusão do MFSPE no Estado do Amazonas[1]:

    o   Nas regiões de atuação directa:

    §  350 planos de manejo com uma superfície manejada de 87 500 ha, beneficiando a 1.000 famílias, e um volume de madeira “legalizada” comercializada de 35.000 m3.

    §  Os detentores de PMFSPE organizados e equipados para valorizar a madeira de floresta manejada

    o   No Estado do Amazonas:

    §  1000 planos de manejo com uma superfície manejada de 250.000 ha, beneficiando a 3.000 famílias, e um volume de madeira “legalizada” comercializada de 100.000 m3.

     

    §      A nível do aprimoramento da política pública estadual para a difusão do MFSPE no Amazonas:

    o   Um marco legal aprimorado (controle ambiental, fiscalização...)

    o   Um marco institucional aprimorado (sistema SDS, coordinação institucional...)

    o   Mecanismos de difusão do conceito do manejo florestal e da madeira de floresta manejada



    [1] Esses indicadores de resultados, revisados com base no diagnóstico realizado no início da Ação, foram informados no primeiro relatório de atividades (2006).