Home / Avaliação detalhada da implementação da ação /  Objetivo especifico 2 / Resultado 2.3 / Atividade 2.3.3
 
 

Atividade 2.3.3
Desenvolver redes de fornecedores de madeira manejada
para serrarias e entrepostos

 

 

    1.     Atividades

    Esta atividade pretendia abrir circuitos de comercialização entre produtores de esquadrias e pré-cortados (construção civil) dos pólos por um lado, e compradores de esquadrias e pré-cortados de Manaus por outro lado. O objetivo é abrir mercados para maior volúme e espécies diferenciadas de madeira oriunda dos PMFSPE.

    O projeto analizou o setor madeireiro de Manaus e nos municípios do interior, e concluiu que as condições não se prestavam naquele momento para viabilizar esses circuitos de comercialização.

    §       Estudo do setor madeireiro / moveleiro de Manaus

    No primeiro semestre de 2006, a equipe do projeto realizou um estudo detalhado do setor madeireiro (esquadrias e pré-cortados) de Manaus.

    §       Discussões entre compradores de Manaus e ofertantes dos pólos

    Em julho de 2006, os resultados do estudo foram apresentados e discutidos numa oficina, onde o projeto reuniu representantes das associações de moveleiros dos pólos, e compradores de esquadrias e pré-cortados de Manaus que demostraram interesse para comprar produtos de madeira oriunda de PMFSPE do interior.

    Na oficina, os participantes identificaram vários problemas:

    o    As demoras e incertezas nos processos de licenciamento ambiental dos PMFSPE dos pólos impossibilitam a oferta de um fluxo contínuo e garantido de madeira para os compradores de Manaus.

    o    O mesmo mercado de Manaus está abastecido com madeira e pré-cortados oriundos de municípios mais próximos ou do Estado de Roraima, mais barato (madeira de desmatamento legal ou ilegal) e com maior regularidade (logística facilidada pela estrada).

    o    A fraqueza na fiscalização do abastecimento da madeira nos mercados do interior e de Manaus mantem uma concorrência da madeira ilegal que dificulta a introdução de madeira de floresta manejada.

    §       Decisão de suspender a atividade

    As conclusões do estudo e do encontro levaram o projeto a abandonar essa atividade por enquanto, dando prioridade à cadeia dos móveis.

     

     

    2.     Modificações

    A atividade foi suspendida no final de 2006.

     
     
    3.     Resultados

    §       Estudo do setor madeireiro / moveleiro de Manaus

     
     
    4.     Produtos e fontes de verificação
1. Fichas dos empreendimentos do setor madeireiro em Manaus – AM, Projeto Floresta Viva / GRET, Junho de 2006, 57 slides, 705 Ko.

2. O setor madeireiro / moveleiro de Manaus, Projeto Floresta Viva / GRET, Documento de trabalho, Junho de 2006, 38 p., 370 Ko.

3. O setor madeireiro / moveleiro de Manaus - Caracterização dos atores e das cadeias, Projeto Floresta Viva / GRET, Documento de trabalho, Junho de 2006, 28 p., 495 Ko.

 

Nota: A maioria destes produtos foi disponibilizada no Portal da Madeira Manejada http://www.florestavivaamazonas.org.br